Com certeza você já passou por isso, ao menos uma vez: estava lá quietinho e quando fez uma leve flexão do pé para baixo… A cãibra apareceu, fazendo com que a batata da perna tivesse uma contração e a sensação era de que a região estivesse dando um nó. Especialistas dizem que essa dor, que pode durar segundos ou minutos, surgem muito na atividade física.

Geralmente, quando isso acontece tem a possibilidade de que a pessoa esteja pouco condicionada ou, até mesmo, não muito bem alimentada antes de se exercitar. Aliás, se você realiza um esforço diferente da sua rotina, esse tipo de espasmo é certeiro. Principalmente, quem exagera no tempo e na intensidade da atividade, pode sofrer com essas cãibras por falta de vitaminas e sais minerais.

Então, fica a dica: antes de partir para os exercícios físicos mais pesados, por exemplo, se prepare antes. Além disso, beba bastante água e coma direito para suportar a carga extra da modalidade, qualquer que seja. Outro conselho é ter foco na respiração profunda e coordenada durante os treinos.

Para esclarecer qualquer dúvida, consulte um profissional da área e siga as recomendações dele. Afinal, a pessoa que faz isso suporta melhor o esforço e evita o surgimento dessa condição nada bem-vinda!