A menopausa é uma fase natural da vida da mulher, que remete a mudanças hormonais. Nesse período, ela passa por várias transformações no organismo, que indicam que dois ciclos estão se encerrando: o menstrual e o ovulatório. Além disso, deixa de produzir gradativamente os hormônios estrogênio e progesterona. Geralmente, acontece entre os 45 e 55 anos, após a última menstruação. Mas a idade não é uma regra, vai depender de cada uma.

Por ser um processo que acontece com todas, não há como prevenir ou impedir e nem uma especulação de quando isso irá ocorrer. Por isso, nada de preocupação e pânico. A melhor forma é buscar o seu médico, fazer os exames e seguir as recomendações, sejam medicamentosas ou não.

Falando nisso, quando a menopausa chegar, é possível aliviar os sintomas, que incluem ondas de calor, insônia, perda de massa óssea, alterações na distribuição da gordura corporal, depressão, entre outros sinais. Um remédio natural: exercícios físicos, que tem o poder de promover o bem-estar físico e emocional da mulher para que ela se sinta mais confortável e confiante nessa época de transformações.

Uma dica para quem está nessa fase: que tal incluir na sua rotina diária uma caminhada e com o tempo você pode até começar acelerar um pouco, intercalando alguns minutos com “trotes”. Procure um profissional da educação física para uma orientação ideal para você. Pode ser na esteira, no parque ou na praia. Você escolhe! Além dos benefícios que citamos acima, essa atividade estimula a reposição óssea e é uma ótima forma de queimar calorias!

Em uma escala de 0 – 10, quanto você está cuidando da sua saúde e bem estar?