Você sabia que há pessoas que sentem dores praticamente no corpo todo, principalmente, no sistema muscular? Essa síndrome é clínica e recebe o nome de fibromialgia, uma doença que atinge mais mulheres que homens. Quem sofre desse problema, apresenta fadiga, insônia e, até mesmo, intolerância a fazer exercícios físicos.

Para ter um diagnóstico preciso, o ideal é procurar um médico para que ele faça um exame avaliando pontos anatômicos e sintomas. Além disso, é importante ter em mente que alguns fatores podem agravar a fibromialgia, como estresse.

Não há uma causa única, mas alguns especialistas dizem que um dos motivos é a diferença que há de sensibilidade à dor que algumas pessoas possuem. Para entender melhor: é como se o cérebro estivesse desregulado no sentido da intensidade da dor e, como consequência, o sistema nervoso ativasse diversas regiões do corpo provocando dores em vários pontos.

Ainda não descobriram a cura para essa doença, porém algumas atitudes podem aliviar o quadro. Uma delas: fazer pilates. Afinal, essa atividade estimula a liberação de hormônios e neurotransmissores. O aluno sai com uma sensação de bem-estar e apresenta melhoras, como, por exemplo, dorme melhor. Entretanto, é de extrema importância não deixar de lado alguns cuidados, como manter uma rotina de exercícios de alongamento das musculaturas.

Aqui no Studio, temos excelentes professores dessa modalidade, que pode possibilita os pacientes a terem uma qualidade de vida melhor. Faça uma aula experimental. Esperamos por você!